Máxima

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto" . (Albert Einstein)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Robô da Grécia Antiga era movido a trigo

Aparelho de sábio de Alexandria do século 1 era 'programável' com corda. Máquina andava e apresentava show; robótica pode ser ainda mais antiga.


Já era de esperar que o robô mais antigo do mundo não tivesse cérebro de silício ou fosse movido a eletricidade, mas nem a mente mais familiarizada com a Antigüidade seria capaz de imaginar que ele andasse e até apresentasse um teatrinho com a ajuda de... grãos de trigo.

Quem está desenterrando detalhes sobre o autômato do século 1 d.C. é o cientista da computação britânico Noel Sharkey, da Universidade de Sheffield. Sharkey vasculhou as obras teóricas de Heron de Alexandria, o legendário criador do autômato, e diz ter descoberto que ele é a primeira máquina guiada por um programa -- tal como os computadores modernos -- cujos registros chegaram até nós.

Sem disco rígido ou memória RAM, a programação tinha de ser incorporada ao robô por meio de cordas, que eram enroladas em determinada seqüência em torno dos eixos de suas rodas dianteiras. O trigo ajudava a controlar a força motriz: na parte de trás do autômato, a cordinha que estava enrolada em torno dos eixos ficava presa a um peso. Esse peso, por sua vez, ficava no alto de um tubo cheio de grãos de trigo. O tubo tinha um furo, do qual os grãos iam caindo devagarzinho: assim, o peso ia baixando cada vez mais, fazendo os eixos rodarem e o robô inteiro se mover (veja animação abaixo).

Robótica homérica

A pergunta que fica inevitavelmente no ar é: até que ponto do passado a tradição de fazedores de robôs pode recuar? Sharkey cita uma passagem do poeta épico grego Homero (que provavelmente viveu por volta do ano 800 a.C.), no qual são descritas trípodes (uma espécie de tripé) criadas pelo deus Hefesto, o ferreiro do Olimpo. Tais trípodes teriam rodas de ouro "que as permitiam ir sozinhas para as assembléias dos deuses, uma maravilha de se contemplar", diz Homero.

"É claro que essa referência é ficcional, mas o intrigante disso tudo é que robôs em forma de trípode têm um design excelente, usado ainda hoje. Homero não tinha fama de engenheiro; portanto, é possível que ele tenha tirado a idéia de algo que já existia. Ou foi pura sorte. De qualquer maneira, acho que vale a pena investigar, e é o que estou fazendo", conclui Sharkey.


6 comentários:

  1. Me encantei pelo relato!
    Como era o robô?
    Era como na figura apresentada?
    Como as pessoas portavam-se diante dessa engenhoca?
    Gostaria de saber mais!!!!

    Muito bom o blog.

    ResponderExcluir
  2. E aí? Onde está a animação do robô?

    Bom, quanto ao blog, tenho a elogiar a perspicácia dos garimpeiros. Realmente postaram coisas bastante interessantes. Acho que essa é uma das chaves para o sucesso de um blog: a sacada acerca do que se vai publicar. Cada postagem que desagrada ao leitor (como faço de propósito no meu blog, pra filtrar os imbecís...rsrsrs) reduz a probabilidade dele voltar. Bom. Vosso blog já está nos meus favoritos. Continuem publicando!

    Abraços,

    Rodrigo

    P.S. Visitem-me: http://cogitoabsoluto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. PArabéns!!! achei muito bem elaborado, e com conteúdo... Continuem assim galera.
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Interessante! Lembremo-nos do cavalo de Tróia, que apesar de possuir uma liguagem mecânica, também é vanguarda nesse tipo de criação hahahahahahaha².
    Deixando a piada sem graça de lado, foi um ótimo trabalho de pesquisa, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. só faltou uma reconstituição desse bixo

    Fábio
    www.nomeiodahistoria.wordpress.com
    www.blogdoces.org

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o blog de vocês, parabéns a profªCLOTILDE e seus púpilos.
    Onde eu compro uma máquina destas?

    ResponderExcluir