Máxima

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto" . (Albert Einstein)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Italianos reconstroem o rosto de Nefertiti


Após meses de estudo, o etnólogo italiano e professor da universidade de Trieste Franco Crevatin e o historiador especializado em cosmética Stefano Anselmo recriaram o que asseguram ser o verdadeiro rosto da rainha Nefertiti da 18ª dinastia do Antigo Egito.
A dupla usou como referência o busto existente no Neues Museum, em Berlim, sua única imagem que chegou aos nossos dias. Uma tomografia computadorizada revelou que o busto escondia dois rostos: Um deles, gravado em pedra caliça por baixo do estuque do busto, não coincidia perfeitamente com o admirado após sua descoberta em 1912 em escavações dirigidas por uma equipe alemã.
O resultado final é uma Nefertiti com um rosto mais suave e arredondado e um olhar mais doce, distante da imagem de severidade e mistério que durante anos foi apreciada no busto atribuído ao escultor Tutmose.

Um comentário: