Máxima

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto" . (Albert Einstein)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Zahi Hawass, o Sr. Egito


Zahi Hawass (Damietta, 28 de Maio de 1947) é um arqueólogo e egiptólogo egípcio. Desde 2002 desempenha o cargo de secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto. Entre os seus projectos actuais encontram-se a abertura de novos museus no Egipto, bem como a restauração das pirâmides de Giza. De origens familiares humildes, o seu pai era um agricultor. Formou-se em Arqueologia Grega e Romana em 1967 em Alexandria. Fez estudos de pós-graduação na Universidade da Pensilvânia em Filadélfia, na área da Egiptologia e Arqueologia sírio-palestiniana, tendo obtido o grau de mestre em 1983. Em 1987 doutorou-se em Egiptologia na mesma universidade.

Entre 1987 e 1997 foi director do complexo de pirâmides de Giza e Sakara. Personalidade não alheia à polémica, tem pedido o regresso de antiguidades egípcias ao seu país, como o famoso busto da rainha Nefertiti, actualmente em Berlim, ou a Pedra de Roseta, que se encontra no Museu Britânico em Londres. É um opositor de teorias que afirmam que as pirâmides teriam sido construídas por extraterrestres, tendo criado um neologismo para designar os adeptos de tais ideias: "pirâmidiotas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário